sexta-feira, 23 de novembro de 2012

DICAS DE ARTESANATOS

Dica: Como forrar MDF com tecido 

Cobrimos nossas peças com tinta, decoramos com recortes de papel, forramos com guardanapos e podemos também usar tecidos.
Forrar MDF com tecido tem se tornado cada vez mais popular pelo belo acabamento e variedade de estampas. Essa técnica deriva da cartonagem, em que pedaços de papel paraná são cortados, forrados de tecido e colados, formando caixas, capas de cadernos etc. E a moda do patchwork aumentou a oferta de tecidos 100% algodão no mercado.
Essas são algumas dicas úteis para quem deseja começar a forrar peças de MDF com tecido:

1. Tecido 100% algodão





Para essa técnica, o tecido indicado é o 100% algodão. É importante que o tecido seja 100% algodão, caso seja parcialmente ou totalmente sintético ele poderá manchar e descolar da peça.
Hoje em dia é possível encontrar uma grande variedade de tecidos de algodão estampado em armarinhos e sites da internet, os quais são os mesmos usados para as técnicas da cartonagem e do patchwork.

2. Base branca


Da mesma forma que pintamos a peça de branco antes de colar um guardanapo, devemos pintá-la de branco para receber o tecido. Isso garante que as cores do tecido não sejam alteradas pela cor do MDF.
 
3. Cola Branca/TEM MUITAS MARCAS PODE SER QUALQUER UA DE QUALIDADE

Não é preciso comprar colas específicas para decoupage em tecido ou cola pano. Tais colas são adequadas para colar tecido em tecido e não tecido em MDF.
A cola adequada para essa técnica é a cola branca escolar: barata e fácil de encontrar.

4. Rolinho de espuma

Aplique a cola com um pincel (não precisa ser novo nem macio) e passe um rolinho de espuma para retirar o excesso da cola. Cola aplicada em excesso pode manchar o tecido.

5. Espátula



Depois de passar a cola e tirar o excesso com o rolinho, cole o tecido sobre a caixa de MDF e passe a espátula própria para artesanato para que não fiquem bolhas de ar e o tecido fique perfeitamente esticado e aderido à peça.
Essa espátula se parece muito com a usada para cortar massa de pão, mas não é a mesma, pois o material de que é feita é diferente. A espátula para artesanato (o nome comercial dela é “espátula decoradora”) é mais macia e não desfiará o tecido.

6. Termolina leitosa

O tecido pode ser impermeabilizado com termolina leitosa antes de ser recortado e colado na peça, para evitar que as bordas desfiem.
A termolina também pode ser aplicada no tecido depois dele colado na peça, para impermeabilizá-la. Por cima da termolina já seca é possível passar verniz acrílico ou laca à base de água.
 
A tesoura não é a ferramenta mais indicada para cortar o tecido nessa técnica.
Depois de colar o tecido, impermeabilize com termolina leitosa (uma ou duas demãos) e use uma lixa de unhas para aparar as bordas do tecido. Uma lixa grossa para madeira também funciona.
É possível enfeitar o tecido com brilho de duas formas diferentes:
Se você quer muito brilho, use cola com purpurina colorida vendida em todas as papelarias. É uma cola transparente com purpurina prateada, dourada, vermelha, azul ou verde. Ela é atóxica e feita para trabalhos infantis, muito barata e rende muito.
Se você prefere um brilho sutil, use verniz acrílico com glitter. Também conhecido como verniz fantasia, ele é encontrado nas cores prateado, dourado e cristal.
Nas duas técnicas é necessário impermeabilizar bem o tecido com duas camadas de termolina leitosa antes de passar a cola com purpurina ou o verniz com glitter, caso contrário, o tecido absorve a termolina e o verniz e a purpurina e o glitter podem se soltar.
Colar pedraria é uma ótima forma de enfeitar sua caixa e dar um charme especial.
A pedraria é plástica e vem em vários formatos: coração, flor, borboleta, navete, losango, quadrado, retângulo, oval etc. Elas podem ser encontradas em lojas de fantasias, armarinhos e algumas lojas de artesanato e não são caras.
Use um pouquinho de cola de isopor e aguarde cerca de 12 horas para a secagem completa.
Lindos botões de todos os formatos e cores também podem ser usados como decoração. Eles também são colados com simples cola de isopor.
Esses apliques são encontrados em armarinhos. Os desenhos são lindos: há bebês, bichinhos, frutas e muitas outras coisas lindas. Use cola pano para aderir os apliques no tecido.
Os fuxicos também podem ser feitos por você ou comprados prontos em alguns armarinhos e colados com a mesma cola pano.

Obrigada pela visita e volte sempre!









 

0 comentários:

Postar um comentário