segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Passo a passo como fazer um porta DVD com craquele

Passo a passo como fazer um porta DVD com craquele

Porta dvd

Olá pessoal, tudo bem com você, hoje no artesanato trago para vocês o passo a passo de como fazer um porta DVD. Vocês verão que é super simples de seguir e fica uma peça linda. Além disso vou contar um pouco da técnica de Craquelar.
Neste passo a passo de como fazer um porta DVD vou usar a técnica de Craquelar, e é importante vocês saberem como usa-la para o porta DVD ficar bem acabado.
Vamos Conferir…
passo a passo como fazer um porta dvd 15

Técnica de Craquele


Existem varias formas para decoração de artesanatos em madeira, uma delas é o craquelê, que é uma técnica que requer muito cuidado e habilidade para ser feita, pois, o verniz utilizado não pode ser retocado. É uma maneira de dar ao objeto um ar envelhecido e luxuoso.
A impressão que temos ao olhar uma peça com essa técnica, é que há rachaduras ou ressecamento, mas fica linda e decora muito bem qualquer ambiente.
O craquelê pode ser utilizado também em peças de vidro e se for aplicado em ambos os materiais a técnica de Decoupage, irá dar mais vida ao objeto.

Dicas Importantes

A tinta de craquelê só dará o efeito desejado quando é aplicada sobre tinta acrílica, tinta plástica ou verniz vitral.
A aplicação da tinta craquelê deve ser feita com movimentos curtos e de formas desordenada, em caso sentidos opostos e alternados.
O material deve estar bem limpo antes da aplicação da primeira demão de tinta, se for em vidro deve ser lavado com água e sabão para retirar qualquer vestígio de gordura e por ultimo passar um pano com álcool.
A peça em madeira deve ser lixada com uma lixa nº 150, sempre em sentido ao veio da madeira.
Misture muito bem a tinta craquelê.


Passos



Materiais: Stecils musicais, Kit craquele preto, Tinta PVA Branca, Cola branca, espelho de metro, Espátula, rolinho, pinceis macios, Pasta para modelar, tinta acrílica de bisnaga preta, verniz em spray fosco.


Passo 1: Pinte com a tinta PVA branca toda a caixa pelo lado de fora. Deixe secar, luxe e aplique uma segunda demão. Aplique mais uma vez para que a peça fique bem branquinha. Se for necessário de mais uma demão.


Passo 2: Na caixinha do kit craquele vem 2 produtos. 1 verniz base, 2 verniz craquelador. Primeiro passe o verniz base por toda a peça. Deixe secar e aplique uma segunda demão. O verniz base pode se acelerar a secagem


Passo 3: Aplique em forma de X o verniz craquelador. Quanto mais verniz craquelador maior será o craquele. Quanto menos produto, ou seja, quanto mais esticado o produto tiver menor será o craquelado. Cuidado com os excessos para não escorrer. Deixe secar sozinho. NÃO USAR SECADOR OU SOPRADOR para acelerar a secagem.


Passo 4: Em um recipiente coloque um pouco da pasta de modelar.


Passo 5: Acrescente um pouco da tinta acrílica de bisnaga preta.


Passo 6: Misture bem até ficar bem pretinho. Se tiver necessidade coloque mais tinta para o preto ficar em destaque.


Passo 7: Posicione o stencil no lugar desejado. Se preferir prenda-o com uma fita crepe para dar segurança.


Passo 8: Passe a mistura sobre o stencil com a mão bem leve. Alise para não deixar desnível.


Passo 9: Levante lentamente para não borrar e terá esse resultado.


Passo 10: Distribua os stencils na posição que achar bom.


Passo 11: Aplique o verniz em spray fosco em toda a tampa. Não é necessário passar verniz por cima do craquele, pois este, já tem sua própria camada de proteção.


Passo 12: Aplique a cola branca na lateral da caixa.


Passo 13: Com um pincel de cerda dura alise a cola. Não deixa pouca cola senão o espelho não colará e desgrudará facilmente com o tempo.


Passo 14: Corte o espelho no tamanho da lateral da caixa e cole. Para dar o acabamento interno pinte a peça com PVA preto.


Espero que tenham gostado de mais essa dica. Obrigado, Lívia Fiorelli

0 comentários:

Postar um comentário