sexta-feira, 23 de novembro de 2012

DICAS E TRUQUES

Dica: Acabamento e Proteção da Base da Peça

Dicas de Artesanato. Clique nas fotos para ver o passo a passo.
O esmero no acabamento é o que gera a valorização do trabalho artesanal. Por isso também é necessário cuidar do acabamento da base da peça. Mostraremos aqui algumas sugestões para que a base de sua peça fique bonita e protegida

.
1. Feltro, EVA ou Cortiça

                                                                CORTIÇA
                                                          EVA
                                    
                                                            FELTRO


Uma maneira fácil e rápida de dar acabamento à base de suas peças é forrar a base com feltro, EVA ou cortiça.
Escolha o material que mais combinar com a sua técnica. Corte um pedaço do material do tamanho da base da peça. O EVA e a cortiça devem ser cortados com o auxílio de um estilete e uma régua de metal. Para cortar o feltro use uma tesoura afiada. Cole o pedaço do material escolhido na base da peça usando cola transparente a base de PVAc (facilmente encontrada em papelarias).
Essa técnica pode ser usada na base de caixas em geral. O feltro é especialmente recomendado para a proteção da base das peças de gesso. A base da peça de gesso deve ser pintada e envernizada antes de ser colado o feltro, para que o gesso fique mais resistente e a peça tenha mais durabilidade.
2. Protetores de Móveis de Carpete ou Silicone
Se decidir não forrar a base da peça, será necessário pintá-la e envernizá-la. Deixar a base da peça sem qualquer acabamento enfeia a peça como um todo e desvaloriza o seu trabalho.
Pinte a base com duas demãos de uma tinta que combine com a sua peça e depois impermeabilize com duas demãos do verniz de sua preferência, intercalando a secagem.
Para proteger sua peça e os móveis onde ela será apoiada, cole protetores de móveis de carpete ou silicone. Esses protetores são facilmente encontrados em lojas de 1,99, são auto-colantes e estão disponíveis em vários tamanhos. Os protetores de carpete são mais baratos e podem ser usados em peças maiores como revisteiros, lixeiras, gaveteiros e baús. Os protetores de silicone são mais caros e imprimem um ar mais sofisticado à peça, podendo ser usados em porta-jóias, por exemplo.

Obrigada pela visita e volte sempre!


 

0 comentários:

Postar um comentário