quarta-feira, 21 de novembro de 2012

DICAS



DICAS DE COLA TIRADOS DA INTERNET.




O mercado oferece grande variedade de colas e adesivos, embora alguns possam ser usados para muitos fins, há trabalhos que exigem um tipo específico de cola. Para papel e cartolina. devem-se usar colas à base de borracha, embora os adesivos em aerossol sejam cada vez mais populares. A cola universal tem inúmeras aplicações e seca rapidamente. A cola em barra é limpa e fácil de usar em papel e cartolina.
As colas em aerossol são muito práticas para foto montagens e recortes. Elas permitem reposicionamento, ou seja, é possível descolar uma imagem e colá-la novamente. Para eliminar manchas de cola, use a borracha ou umas gotas de solvente. São colas que exigem um ambiente com boa ventilação, porque exalam vapores que podem ser perigosos, se inalados. As fitas adesivas duplas também são úteis para colar fotografias
 
OUTROS ADESIVOS
Aplicação
Cola
Aplicação
Cola
Lona
De contato, em pistola, látex, PVA ou cola-tudo
Feltro
Universal, em pistola, látex, cola-tudo em gel
Cartolina
Universal, em pistola, em barra, látex, cola-tudo, PVA
Papel
Universal, em pistola, em barra, látex, PVA, cola-tudo em gel
Cerâmica
Universal, resina epóxi
Couro
Universal, de contato, em pistola, látex, PVA, cola-tudo
Porcelana
Cola-tudo
Vidro
Cola-tudo
Cortiça
Universal, de contato, em pistola, cola-tudo
PVC
Universal, em pistola, cola-tudo
Flores Secas
Universal, em pistola, cola-tudo
Louça
Resina epóxi, em pistola
Tecido
Universal, de contato, para tecidos, em barra, em pistola, PVA, cola-tudo em gel.
Madeira
Universal, de contato, resina epóxi, em pistola, PVA, cola-tudo, cola-tudo em gel
OUTROS ADESIVOS
A cola de contato é um adesivo muito resistente que cola instantaneamente. Aplica-se nas superfícies e deixa-se secar antes de unilas.

A cola de contato em barra derrete com o calor e é aplicada com pistola. Quando se aperta o gatilho, sai uma gotinha de cola que endurece ao esfriar. Garante aderência permanente

A resina epóxi é composta de um adesivo e de um endurece dor e impermeabilizador, cuja mistura oferece aderência permanente.

A cola-tudo é praticamente instantânea e é vendida em forma líquida ou em gel.

A cola à base de PVA é uma cola cremosa que se torna transparente depois de seca. Oferece aderência permanente, mas não é impelmeável.

O látex, similar ao PVA, é uma cola transparente e impermeável.

A massa de vidraceiro é resistente à água e aos detergentes e é usada especificamente para colar vidro com vidro e metal com metal


Há muitos tipos de fita adesiva, nas mais diferentes larguras, para as mais diferentes finalidades.
O EFEITO DAS CORES
As cores são quentes e frias. As quentes (amarelos. vermelhos, ro-sas, laranjas e marrons) parecem aproximar-se visualmente. Fazem com que espaços grandes pareçam menores e dão a impressão de proximidade aos objetos. As frias (verdes, azuis e violetas) afastam visualmente os objetos. São usadas para dar elegância a um desenho e ampliar espaços.

CORES HARMÔNICAS
As cores harmonicas, como, por exemplo, um marrom e um ama-relo quente, costumam combinar bem. Os trabalhos baseados nessas cores ficam relaxantes, mas talvez seja necessário acres-centar uma nota de contraste. Pode-se usar diversos matizes de uma mesma cor.
Ou juntar um toque de uma cor primária. Deste modo, é possível criar qualquer tipo de desenho, desde móveis pintados a caixas de agulha e manter a harmonia sem que fique sem graça. 

CONTRASTE DE CORES

As cores complementares (aque-las que ficam opostas no círculo cromático) e as cores primárias costumam ser usadas para criar combinações de cores fortes e contrastantes. O vermelho junto ao verde ou o amarelo com o violeta, por exemplo, dão um efeito espetacular ao desenho. No entanto, é preciso tomar cuidado com tais combinações. O uso excessivo de vermelho e verde pode ficar muito bem no Natal, mas parecerá estranho no resto do ano.
Pode-se combinar cores frias com quentes, claras com escuras. Um toque de branco cai muito bem com cores contrastantes. O traba-lho costuma ficar melhor quando estas cores são usadas em proporções moderadas. 

CORES NEUTRAS

Outra combinação agradável é a das cores neutras da natureza. Elas são o resultado de misturar um pouco de cor com um toque de preto e muito branco. Pensando nas conchas e na areia, ou nas pedras e nos seixos, pode-se criar um esboço em que se misturem estes beges e amarelos acinzen-tados. Para finalizar, basta um toque de uma cor mais forte.

0 comentários:

Postar um comentário