sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Passo a Passo da Pátina Linho


Olá minha queridas…  atendendo a vários pedidos aqui está  o passo a passo da técnica PÁTINA LINHO…
Eu espero que vocês gostem…  e que consigam fazer…. espero também ter explicado direitinho… 
Ahhhhhh quem fizer essa técnica gostaria de ver viu…  mandem uma foto pra mim…. pleaseeeeeeeeeeee…
Vamos lá para a lista de material…
Caixa de costura em MDF; Fita crepe; tesoura; papel para decoupagade Litoarte PD-376;
Tinta PVA nas cores: Branco, lavanda, dark grape e preto;
Pinceis Tigre: 815-20,447-16, 443-20, 183-22, 440-0  rolinho, faça bolinhas e lixa 180.
.



Pinte toda a peça com a PVA Lavanda. Deixe secar por mais ou menos 30 minutos ou acelere com o secador ou soprador. Quem preferir pode deixar no sol.




 Após 100% da secagem lixar toda a peça. Lembrando que se a peça ainda estiver úmida, ao lixar ela vai arrepiar ainda mais, por isso a peça tem que estar bem seca para garantir um resultado lisinho e bem acabado da sua peça.




Depois de passar as duas demãos de pva lavanda e da peça estar bem seca, coloque uma fita crepe para demarcar onde você quer fazer a pátina. Após colocá-la aperte bem a fita pois quando colocarmos a próxima tinta poderá vazar.




Misture um pouco da tinta pva dark grape com um pouco do gel para matizar (a quantidade varia do tamanho de cada peça, mas o proporcional seria de um por um…  ou seja, uma tampa de tinta para uma tampa de gel para matizar)




Mistture bem os dois produtos para que eles se misturem 100%. Para isso você pode utilizar o cabo do pincel.





Perceba que após a mistura total dos dois produtos a tinta não clareia, o gel para matizar é branco, mas ele não altera a cor da tinta justamente por ser um gel e por ter a função de retardar a secagem da tinta, ou seja, para fazer esta pátina precisamos de uma tinta que demore para secar, e o gel para matizar faz isso misturado com a tinta seja ela pva ou acrilica.



Com o pincel 815 passe a mistura em toda a peça onde foi marcada, no caso desta minha caixa eu fiz na tampa onde foi demarcado e na parte de baixo toda. Risque a peça como se fosse uma patina. Tem que ser com este pincel, pois ele é de cerda dura, esse tipo de cerda nos permite fazer esse efeito riscado.
Deixe secar muito bem para fazer o próximo passo, pois vamos trabalhar com uma tinta aguáda, e se a peça estiver úmida pode estragar todo o trabalho.


Num outro potinho coloque um pouquinho de tinta pva branca. Pode ser exatamente essa quantidade pois vamos diluir a tinta.





Repare na quantidade de agua que tem no potinho. Eu não tenho uma medida exata para dizer…  o que eu faço é pegar agua com o proprio pincel duas vezes. A tinta tem que estar diluida levemente e nao super aguada. Se ela estiver bem aguada quando formos riscar ela fica super fraca…  e se a tinta tiver muito grossa ainda..  ela vai pintar e não fazer o efeito desejado…  que é um risacado transparente.



Misture bem. Molhe todo o pincel na tinta e tire o excesso dos dois lados do pincel, exatamente nesta posicao que mostra a foto.





Em seguida tire o exesso do pincel exatamente como mostra a foto… Coloque a cerda do pincel de lado…  fazendo isso,… fará com que o pincel abra e que  a tinta entre em todo o pincel dando para fazer o efeito mais longo sem precisar colocar tinta novamente. Repita esse processo quantas vezes for necessário.




Eu costumo riscar primeiro na minha mão…  para saber se os traços estão finos ou grossseiros….  como podem ver ele esta fino…  fazendo “listas” .





Com o pincel em pé faça os riscos no sentido contrário da tinta mais escura, ou seja, a tinta escura é riscada na horizontal e a branca na vertical, sempre no sentido oposto. 





Assim que acabar de fazer o passo acima retire a fita crape e deixe a peça secar bem….  pois o próximo passo será o sombreado..  ou chanfrado…como vocês preferirem….





Para fazer o sombreado é necessario um potinho com água limpa e um paninho.
Molhe o pincel 447 na água… tire o exesso no pano (OBS: nao é para secar  o pincel pois precisamos da agua para levar a tinta para que fique esfumaçado). Novamente…  molhe o pincel na agua, tire o exesso no pano…  molhe a pontinha do pincel na tinta dark grape.



Coloque a ponta do pincel  na peça e o resto do pincel também. Observe que o pincel todo esta na peça. Observe também que existe uma marca de água nao existe????? Isso vem do pincel que não esta totalmente seco. Volto a dizer que não pode secar o pincel..  é apenas tirar o exesso da agua. Deslize  o pincel com a tinta …  vai e volta….  vai e volta…  até obter o efeito desejado.
Esse sombreado é feito dentro do “linho” onde fizemos o efeito. Para auxiliar o sombreado pode colocar a fita crepe pra fora..  no cor clara….  para que não borre.

Com o faça bolinhas numero 4 faça pontinho em preto para simular uma costura.
Deixe as bolinhas secarem totalmente.




Com o pincel filete 440-0 e a tinta branca faça a costura… essa costura vai da metade de uma bolinha até a metade da outra bolinha…  por isso a bola preta precisa estar seca.





Quando vamos fazer a decoupage nunca podemos esquecer: pincel de cerda dura, rolinho, cola gel e plastico…  SEMPRE…
Com o pincel de cerda dura passe a cola em toda a superficie onde sera colado o papel. Com este pincel você consegue espalhar bem a cola se você estiver usando um pincel de cerda macia ele “empelota” a cola…  nao deixando espalhar.



Em seguida alise a cola com o rolinho. Não precisa apertar o rolinho pois o mesmo é somente para tirar a marca do pincel.





Posicione a figura no lugar desejado.






Coloque o saquinho plastico sobre a figura e com um pano macio alise a figura do meio para fora…  para que eventuais bolhas venham a desaparecer. Retire o saquinho e a decoupage ficara perfeita.




Com o pincel 443  passe a Laca Acrilica em toda a peça e deixe secar. Lembrando que a Laca acrilica é a base de água… você pode lavar seu pincel normalmente na agua com um sabonete para ficar ainda mais macio. Ela seca super rápido…  e tem o acabamento brilhante…  mas para usar a caixa é necessario deixar secando pelo menos 24 horas para garantir o resultado perfeito do seu trabalho. Para aqueles que não gostam de brilho, podem usar a Cera toque Zero Aquarela Brasil.


Essa é a peça pronta… um pouco mais de perto.






Para aquelas detalhistas..  fazer o acabamento é essencial… você pode brincar com as cores para dar um contraste. Lembre-se que a impressão visual é super importante e conta pontos se você for vender ou presentear alguém…




Essa outra é uma variação de cores…  fiz com o rosa bebe e com o rosa escuro.





Se voce fizer a Patina Linho seguindo o meu passo a passo…  independente de cores…  mande-me a foto da peça…  ela poderá ser postada aqui no site para que todas possam conhecer o seu trabalho e a criatividade de cada uma….
Obrigado de coração a todas que acompanham meu trabalho e que me dão estimulo para criar peças lindas e diferentes.
Eu como artesã cresço a cada dia com o incentivo de vocês… Obrigado

0 comentários:

Postar um comentário