segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Patchcolagem VIDEO AULA PASSO A PASSO


Patchcolagem

Dicas que encontrei no Blog Patchcolagem-Aplique:
MEU TERMOCOLANTE NÃO COLA!
Atente-se à temperatura do ferro! Muito quente faz a cola evaporar, muito frio não faz efeito. A temperatura muda conforme a marca do termocolante, então sugiro testar antes de aplicar.
MEU APLIQUE FICA DESFIANDO!
O caseado precisa ter ponto firme, mas não apertado.
O tecido precisa ter boa qualidade.
O trabalho deve ser lavado à mão ou em ciclo delicado.
Você pode passar termolina, delicadamente, sobre o caseado. Tenha o cuidado para não manchar o trabalho. Recomendo principalmente para panos de prato.

PAP feito em aulaEscolha o desenho e copie na entretela adesiva lado mais brilhoso. A outra parte, mais áspera tem cola e será passada para o tecido.
Recorte o papel deixando uma pequena margem.Coloque o risco escolhido com a parte áspera em contato com o avesso do tecido (direito para baixo), ajeite o desenho feito na adesivo termocolante para cima e passe a ferro. Vire o tecido e passe a ferro também. Nunca use o ferro com vapor, deve ser sempre a seco.Colado, recorte em cima da linha do desenho. Faça estas duas etapas com todas as peças que serão usadas na patchcolagem.Descole o tecido da entretela adesiva e ao tirar o papel, nota-se que o tecido fica brilhante. É a cola do papel que passou para o tecido.Arrume os recortes sobre o tecido onde você fará a patchcolagem e ajeite com as mãos. Se for necessário, descole-a para colocá-la de novo. Faça isto com todas as peças de sua gravura.Monte todas as peças e passe a ferro colocando um outro tecido por cima.Agora é só começar a fazer o caseado para finalizar a peça. Para esconder os nozinhos, abra um pouco a patchcolagem e deixe o nó por baixo.Peça quase finalizada. Parabéns.

Patchcolagem

A pedidos estou colocando um post sobre Patchcolagem, porém gostaria de ressaltar que o modo como aprendi é um pouco diferente do que é relatado no vídeo (que encontrei no youtube), então o legal é assistir o vídeo e depois ler o que faço diferente.

O vídeo:




Considerações: Bem, eu faço algumas coisas diferentes do modo como foi explicado neste vídeo, ao menos aprendi assim....então, vamos lá....
1° Copio o desenho (molde) diretamente no papel cola, na parte lisa do papel;
2° Depois recorto, mas não em cima da linha que desenhei, e sim, deixando uma "margem";
3° Então coloco a parte do papel rugosa na parte de trás do tecido e passo a ferro (com o ferro em uma temperatura quente), passo o ferro em cima do papel mesmo até ficar bem colado, é rápido;
4° Agora sim, recorto o desenho na linha do lápis, para o desenho ficar correto;
5° Tiro o papel de trás, o tecido fica com a cola;
6° Arrumo o desenho sobre o trabalho que quero colocar a aplicação e passo com ferro quente, sem colocar a fralda úmida por cima.
Pronto: agora é só casear e o trabalho está acabado!
E falando em ponto caseado, ai vai um vídeo que explica como fazê-lo:
Observação: Não sei o porque da fralda úmida, talvez porque dependendo do tecido que se use, ou ainda, da temperatura do ferro e do tempo que este fique sobre o tecido possa manchá-lo, ou danificar o trabalho, não sei, mas por enquanto não usei ainda.
E falando em Ponto Caseado, ai vai um vídeo de como fazê-lo:
Ponto Caseado:


Espero que este post possa ajudar de alguma forma a quem quiser aprender esta técnica.

0 comentários:

Postar um comentário