segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Pintura em madeira


Pintura em madeira 

Neste dia a prof. Vivian nos ensinou a técnica do esponjado e decoupage, com muita paciência e dedicação.

Iniciando a pintura:

Passe uma demão de tinta látex branca por toda a extensão da peça. Lixe a peça com lixa para madeira nº 220. Passe duas demãos de tinta PVA na cor desejada. Aguarde secagem entre uma demão e outra ou seque com secador.
A base da pintura está pronta. Espere secar um pouco enquanto você prepara o material para o esponjado. Molhe a esponja marinha, tire o excesso de água e molhe um pedaço na cor de tinta desejada e comece a bater delicadamente na peça. Molhe de novo e continue até cobrir toda a peça. Utilize o esponjado com quantas cores desejar, esperando sempre a peça secar entre uma cor e outra.
Como a esponja marinha é cara, a prof. Vivian nos ensinou a imitar esta esponja. Usamos uma esponja comum, porém fizemos um monte de buraquinhos para que se pareça com a esponja marinha.

Dicas e sugestões:
Para o efeito esponjado ficar perfeito (homogêneo), não arraste a esponja, apenas dê batidas leves para transferir o desenho da esponja para a superfície..
Quanto mais espaço você der entre uma batida e outra, mais suave será o efeito, criando um desenho cheio de nuvens.
Use cores para obter um efeito diferenciado. Para resultados mais intensos, utilize 2 tonalidades. Distribua a primeira cor. Aguarde a secagem. Lave a esponja e distribua a segunda cor.

Découpage
Recorte a figura do guardanapo ou vá rasgando com cuidado ao redor da figura. Retire as duas camadas de traz do guardanapo e reserve. Use cola gel ou verniz acrílico do centro para as pontas. Para ficar bem lisinho e perfeito, coloque um plástico em cima e alise bem.
Dê o acabamento da peça com duas demãos de verniz.

0 comentários:

Postar um comentário