quarta-feira, 28 de novembro de 2012

COMO FAZER FLOR DE FUXICO E GUIRLANDA:



COMO FAZER FLOR DE FUXICO E GUIRLANDA:
Ponsettia, a flor do natal feita em artesanato com feltro


A gente se acostumou a olhar para a Poinsettia e lembrar do natal, concordam? Para mim essa é com certeza a flor do natal e hoje vamos aprender uma dica de artesanato que nos ensina a fazer essa flor no feltro. Um passo-a-passo super, hiper fácil de fazer e que podemos usar como enfeites para nossas árvores de natal, decoração de pacotes de presentes, festões e guirlandas.


Molde flor Poinsettia, a flor do natalO molde da flor e da pétala estão ao lado. Clique na imagem, imprimam e recortem. Já está no tamanho que usei, mas vocês podem ampliar e reduzir o quanto quiserem.
Preparem o feltro para fazer a flor. Vocês podem usar o vermelho e o branco. Também pode-se usar outros tecidos, mas nesse caso antes apliquem termolina leitosa para que ele fique mais firme.Preparem o feltro para fazer a flor
Risque em torno do moldeRisque em torno do molde com cuidado.
Recorte o molde da flor e das pétalas.Recorte o molde da flor e das pétalas
Para fazer uma flor recorte uma base e cinco pétalasPara fazer uma flor recorte uma base e cinco pétalas.
Aplique uma gota de cola universal de artesanato na base da pétala, como na imagem.Aplique uma gota de cola universal de artesanato
Segure por 30 segundos até que coleSegure por 30 segundos até que cole. Repita para todas as pétalas.
Aplique cola na base da flor, do centro até a parte interna da pétala, como na imagem.Aplique cola na base da flor
Fixe a pétala sobre a colaFixe a pétala sobre a cola de modo que a ponta da pétala se posicione no centro da base da flor.
Continue colando as pétalas da mesma forma, posicionando as pontas no centro da flor.Continue colando as pétalas da mesma forma
Aqui temos a flor com as pétalas coladasAqui temos a flor com as pétalas coladas, quase pronta.
Cole uma pérola no centro da flor. Use a cola universal também.Cole uma pérola no centro da flor

Muito bem, a flor do natal está prontinha. 
A partir daqui vocês podem passar um fio dourado por trás e pendurar na árvore ou no festão. Também podem colar sobre pacotes de presente usando cola quente, um luxo. 
Nós agora vamos transformar essa flor numa linda e fácil guirlanda para a porta da sua casa. Confira, clique: Como fazer uma guirlanda com flores de feltro.
Guirlanda de natal com flores de feltro, as poinsettias
O espírito do natal deve se mostrar já em nossas portas. Para isso usamos as guirlandas, para que o primeiro olhar para a casa já transmita votos de um bom natal. Vamos aprender a fazer uma guirlanda muito fácil e também muito bonita, usando como motivo flores de feltro, em especial a flor do natal.
Primeiro precisamos preparar algumas flores em feltro.

Como fazer poinsettias em feltroSe você perdeu essa dica, confira o passo-a-passo completo. Clique: Como fazer a flor do natal em feltro Depois prepare tantas flores quanto for necessário para cobrir sua guirlanda.


Para montar a guirlanda eu comprei pronta uma base em cipó para guirlanda, de 30cm de diâmetro. Essas bases de guirlanda vocês encontram facilmente em boas lojas de artesanato, especialmente na época do natal. Também encontram em outros materiais, portanto escolham o que considerarem mais adequado.

Comecei envolvendo a base da guirlanda com uma fita decorativa dourada. Como eu quis que a fita ficasse “flutuando” em torno da guirlanda, usei cola quente para fixa-la pelo lado que será a parte de trás.Fixe a fita decorativa em torno da guirlanda usando cola quente
Observe como ficou a base de guirlanda com a fitaObserve como ficou a base da guirlanda com a fita. Consegui a sustentação que eu desejava.
Vamos fixar as flores na guirlanda usando cola quente. Apliquem uma boa quantidade bem no centro da flor.Vamos fixar as flores usando cola quente
Com uma leve pressão cole a flor na guirlandaCom uma leve pressão cole a flor na guirlanda. Siga colando outras flores, prestando atenção para que tenham um posicionamento equilibrado, hora por baixo da fita, hora por cima.
Optei por colocar algumas folhas de feltro na guirlanda. Usei o mesmo molde da pétala da flor, apenas um pouco maior. O detalhe é que para a folha a dobra ficará invertida, virada para baixo, como na imagem.Prepare também algumas folhas verdes em feltro
Fixe as folhas na guirlanda usando cola quenteFixe as folhas na guirlanda usando cola quente, intercalando entre as flores já coladas.

Providencie um gancho com arame ou amarre um laço por trás  para poder pendurar na sua porta.
E aí está a guirlanda. Não foi fácil de fazer? 
Detalhe da guirlanda na porta    





Explorem as possibilidades usando tecidos diferentes, fitas decorativas mais vistosas, grandes laços ou pequenos detalhes entre as flores, tudo isso fica ótimo para decorar sua guirlanda.

Guirlanda de flores de feltro enfeitando porta de entrada 

CREDITOS:VILA DO ARTESÃO
http://www.viladoartesao.com.br/blog/2011/11/como-fazer-a-flor-do-natal-em-feltro-dica-de-artesanato/
Fotos e passo-a-passo: Cris Turek

2 comentários:

Postar um comentário