domingo, 2 de dezembro de 2012

COMO FAZER EFEITOS DECORATIVOS FALSO COURO


Livro encapado com papel com efeito decorativo de couro


Uma das maneiras mais bacanas de criar belas embalagens e caixas de presente, é começar personalizando o papel, criando um papel único, com efeitos decorativos que o valorizem. A dica de hoje além de ser uma super dica de reciclagem, ensina a transformar sacolas de lojas em papel com efeito de couro.
Com essa técnica você cria uma papel resistente, brilhoso e elegante que cai bem para várias usos. Logo acima eu encapei um livro antigo de poesias que estava com a capa feia. Fica perfeito e valoriza a peça.
Entre outros usos você pode criar embalagens e pacotes de presente e lembrancinhas, além de projetos decorativos de sacrapbooking. Enfim, dá pra criar muito em cima desse suporte.


Primeiro separe sacolas com papel kraftPrimeiro separe sacolas feitas com papel kraft que favorecem a obtenção do efeito desejado. O papel Kraft tem uma cor mais apropriada e também uma resistência maior ao processo, mas experimente com outros papeis, não custa testar.
Corte fora e descarte a parte das alças e a base colada.Corte a parte das alças e a base colada
Amoleça o papel mergulhando na águaAmoleça o papel mergulhando na água. Se a sua sacola for mais grossa, deixe que o papel absorva um pouco da água. Se for de uma gramatura mais fina, uma passada na água já basta.
Esprema o papel retirando o excesso de água. Faça isso com cuidado para que o papel que está mais frágil, não rasgue. Amasse bem, mas lentamente.Esprema o papel retirando o excesso de água
Abra o papel e amasse novamenteAbra o papel e amasse novamente, para criar os vincos que precisamos. Do modo como se encontra, o papel vai parecer um tecido, bem mole e maleável. Pendure e deixe secar totalmente.
Depois de seco passe o ferro para deixa-lo mais por igual. Não é necessário alisar o papel, somente torna-lo mais uniforme.Passe o papel para deixa-lo uniforme
Aplique selador de madeira sobre o papelAgora o grande segredo: aplique selador de madeira sobre o papel. Eu usei o selador tipo Stain, que tem uma tonalidade favorável. Outra alternativa é usar a goma laca indiana, mas nesse caso será necessário dar duas demãos para conseguir mais brilho. Deixe secar bem.
Vejam que belo efeito decorativo conseguimos sobre o papel. Se desejar menos rugas, alise o papel um pouco mais com o ferro. O brilho obtido é do próprio selador.Vejam que belo efeito decorativo conseguimos sobre o papel

É isso minha gente, fácil. Um pouco demorado na espera da secagem, mas fácil demais. 
A sugestão é deixar várias folhas desse papel preparadas para aquele momento de necessidade como quando precisamos embalar um presente e estamos totalmente sem papel em casa.
O resto fica por conta de seu detalhe de bom gosto.

Use para embalar seus pacote de presente

Essa dica é também muito útil pra criar embalagens para lembrancinhas, pois o efeito é realmente muito bom. Vale à pena.
CREDITOS:http://www.viladoartesao.com.br/blog/2011/09/como-fazer-efeitos-decorativos-no-papel-dica-de-reciclagem/

2 comentários:

  1. muito bom, sempre trabalho com decoupage em madeira com filtro usado mas gostei muito desse trabalho...

    ResponderExcluir
  2. muito bom, sempre trabalho com decoupage em madeira com filtro usado mas gostei muito desse trabalho...

    ResponderExcluir