domingo, 2 de dezembro de 2012

VASO CAIXA DE LEITE MELITA


Aprenda a fazer um vaso com embalagens de leite e coadores de café usados

Confira o passo a passo para fazer o vaso l Imagem: Gabriela Gonçalves / Planeta Sustentável

A educadora Bete Magagnin, em divulgação feita no site do Planeta Sustentável, ensinou uma maneira de dar um novo destino aos resíduos produzidos a partir de um café da manhã. A caixa de leite e o filtro de café podem ser transformados em um vaso personalizado.

O modo de preparo é simples, são apenas oito passos, e os materiais necessários também. Acompanhe as dicas abaixo e faça um vaso único que beneficiará o meio ambiente e ainda pode ser lucrativo.

Materiais:
- 10 filtros de papel de café usados; tesoura; cola branca
- 1 escova de dentes velha; 4 caixas de leite vazias
- Eva ou cartolina para o molde; papelão; régua
- Caneta; pincel; fita crepe; revista ou jornal picado

O preparo começa com um cuidado específico com os filtros de café. Eles devem ser pendurados no varal logo após o uso. Quando estiverem secos é preciso abri-los pela costura para que seja retirado o excesso da borra, usando a escova.

As caixas de leite também precisam ser abertas. Para isso devem ser recortadas as partes de cima e de baixo, e um dos lados da caixa. Todas as caixas devem ser cortadas em tamanho e formato iguais. Portanto, antes de cortá-las é preciso definir o molde e fazê-lo em EVA ou cartolina.

Duas caixas de leite devem ser dobradas ao meio e coladas nas laterais com as outras duas caixas que permaneceram planas. Elas devem ser colocadas de maneira alternada. Feito isso, o vaso pode ser aberto com a mão e aos poucos a criação vai tomando formato.

O papelão será usado para ser a base do vaso. Para que ele seja cortado no tamanho prefeito para isso, é preciso abrir as laterais e usá-las como molde. Após recortado ele também pode ser fixado com a fita crepe.

Nesse estágio o vaso já tomou forma, mas é preciso dar um acabamento específico para que ele fique resistente e bonito. É justamente neste pondo que entram os recortes de revista e jornal. Eles devem ser colados com cola branca, em volta de todo o vaso. Isso deve ser repetido quatro vezes, para que sejam feitas quatro camadas de proteção.

Os filtros de café entram logo a seguir, como acabamento. Eles também são colados no entorno do vaso, dando ao artesanato uma aparência antiga. Para impermeabilizar uma opção é passar uma camada de cola, assim que os filtros estiverem secos.

TIRADOS DA INTERNET CASO FOR DE ALGUEM ME EVISE PARA DAR OS CREDITOS OU RETIRAR.

0 comentários:

Postar um comentário